sábado, 12 de maio de 2012

HINDENBURG, 75 ANOS DO DESASTRE

O domingo, 6 de maio, marcou o 75º aniversário do desastre com o dirigível Hindenburg, em 1937. O aeróstato alemão pegou fogo tentando aterrisar perto de Lakehurst, New Jersei, USA, matando 35 pessoas a bordo, mais um membro da tripulação de terra. Dos 97 passageiros e membros da tripulação a bordo, 62 conseguiram sobreviver. O incidente que horrorizou o mundo foi capturado por repórteres e fotógrafos e repetido em rádio-transmissões, no papel de jornais, e em películas cinematográficas. As notícias do desastre levaram a uma perda pública da confiança na viagem de aeróstato, terminando uma era. O Hindenburg usava o hidrogênio inflamável para se elevar e que incinerou o aeróstato a 245 metros (803 pés) de altura, em um globo de fogo maciço; mas a causa real do fogo inicial permanece desconhecida. Reunidas aqui imagens do primeiro ano bem sucedido do Hindenburg em viagens transatlânticas, e do seu fim trágico há 75 anos.



O zeppelin alemão Hindenburg voa sobre Manhattan no dia 6 de maio de 1937. Algumas horas depois, o barco irrompeu em chamas em uma tentativa de aterrisar em Lakehurst, New Jersey, (foto de AP)





Aplicadores  a toques terminam o A/S Hindenburg no enorme hangar de construção alemão em Friedrichshafen. Os trabalhadores, ananicados em comparação com as enormes superfícies de rabo do barco, estão tratando quimicamente o tecido que cobre a enorme casca. (San Diego Air & Space Museum)


O esqueleto de aço do "LZ 129", o novo aeróstato alemão, em construção em Friedrichshafen. O aeróstato seria depois chamado com o nome do recém-falecido Marechal de Campanha Paul von Hindenburg , antigo presidente da Alemanha. (Os alemães Bundesarchiv/German Arquivo federal)



O Hindenburg deposita a água para assegurar uma aterrissagem mais lisa em Lakehurst, New Jersey, no dia 9 de maio de 1936. O aeróstato fez 17 viagens de ida e volta através do Oceano Atlântico em 1936, transportando 2.600 passageiros no conforto, com velocidades de até 135 km/h (85 milhas por hora). A Companhia de Zeppelin começou a construir o Hindenburg em 1931, vários anos antes da nomeação de Adolf Hitler como Chanceler alemão. Durante 14 meses de funcionamento, o aeróstato voou com, abaixo da bandeira nacional alemã recentemente modificada, a bandeira de suástica do Partido Nazista. (Foto de AP)



Os espectadores e a tripulação de terra rodeiam a gôndola do Hindenburg, quando o barco mais leve do que o ar se prepara para partir da Estação Naval dos Estados Unidos em Lakehurst, New Jersey, no dia 11 de maio de 1936, em uma viagem de regresso à Alemanha. (Foto de AP)



Uma fotografia a cores da sala de jantar a bordo do Hindenburg. (Os alemães Bundesarchiv/German Arquivo federal)



Passageiros na sala de jantar do Hindenburg, em abril de 1936. (Imagens de OFF/AFP/Getty)



O Hindenburg voa sobre Boston, Massachusetts em 1936. Outro pequeno avião também pode ser visto na direita superior. (Cortesia da Biblioteca Pública de Boston, Leslie Jones Collection)



Um avião de Guarda Costas dos Estados Unidos escolta o Hindenburg a uma aterrissagem em Lakehurst, New Jersey, no seu voo inaugural entre Freidrichshafen e Lakehurst em 1936. (US Coast Guard)



O zeppelin alemão gigantesco Hindenburg, em Lakehurst, New Jersey, em maio de 1936. Os anéis Olímpicos no lado promoviam as Olimpíadas de Verão de Berlim 1936. (Imagens de OFF/AFP/Getty)